terça-feira, 29 de março de 2016

Planejamento Familiar, uma lição

Clara diz que não quer ter filhos. Ela tem quatro anos, eu sei, quanta água para passar por debaixo da ponte... Nem por isso eu desprezo esse comentário. Se hoje ela não quer ter filhos, tudo bem. Quem sabe mais pra frente. Se não quiser mais pra frente, tudo bem, também. É uma decisão dela. Então sempre que essa fala dela gera muitos comentários, eu reforço: é sua decisão. Você quem sabe. Ninguém pode decidir por você. De qualquer maneira, não precisamos resolver isso agora.

(Confesso que às vezes faço um adendo: "mas a mamãe se tornou muito mais feliz quando vocês chegaram...").

Ontem, ela me disse que quando ela crescer, vai ser "a outra mamãe". Que eu e o papai vamos ser os filhinhos dela, que ela vai cuidar de nós, e o Lucas vai ajudar.

Depois pensou um instante.
- Mamãe... quem decide se a gente vai ter filhinhos? A gente ou o Papai do Céu?

Isso foi uma informação nova, pra mim. Alguém deve ter dito isso. De todo, não acho que esteja errado.
- Bom, filha, acho que são as duas partes, sabe? A gente decide, mas às vezes Papai do Céu tem outro plano pra nós. Só o tempo para a gente entender como as coisas se desenlaçam...

Mais um minuto pensando.
- Então, se você quiser... você pode resolver ter mais um filhinho.

Me pegou desprevenida...rs.
- É... podemos, eu e papai. Não é algo que estamos considerando.

- Mas vocês poderiam ter mais um filhinho.

- Se decidíssemos por isso, e se for o plano de Deus pra nós, sim. Mas, sabe, mamãe e papai estão muito felizes com você e o Lucas. Ter mais uma criança implicaria ter mais alguém para dividir a atenção. Para pedir colo. Para dividir a cama... Ter o Lucas de irmão já é bem legal, né?

- É. Mas vocês podiam ter mais um. Eu quero mais um irmão, um só. Se for uma menina, pode chamar Isabela. Se for menino... Joaquim!

- E você não liga de dividir a mamãe e o papai com mais um?

- Ligo. Mas a gente divide, ué.


Clara sempre me surpreende. Brincamos mais um pouco sobre nomes, ela disse que se for outra menina não pode chamar Ana, que Ana é ela. Depois eu reforcei:

- Mas, sabe, filha... de verdade. Mamãe e papai estão felizes com você e o Lucas. Pra nós, nossa família está completa.


E ela, me provando que sabe escutar mais do que ninguém...

- Mas igual você fala pra mim... Não precisamos resolver isso agora.


Posso com isso?rs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário